Doação de Sangue - Responsabilidade Social

Hoje não vamos publicar frases, mas informações sobre doação de sangue (dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue) e melhor maneira de comemorar essa data é ajudar a na divulgação dessa atitude tão nobre que salva muitos vidas pelo Brasil e pelo mundo. Então aqui estão algumas informações e duvidas frequentes sobre doação de sangue.

O doador deve:
trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
estar bem de saúde;
ter entre 18 e 65 anos;
pesar mais de 50Kg;
não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários:
Febre
Gripe ou resfriado
Gravidez
Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
Uso de alguns medicamentos
Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

doar sangue
Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado?
A reposição do plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para os homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue.

Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?
Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue

Doar sangue engorda ou faz emagrecer?
Ao doar sangue você não engorda nem emagrece.

Por que pessoas com peso inferior a 50kg não podem doar sangue?
O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

Por que menores de 18 anos não podem doar? Com autorização dos pais (ou responsável) a doação é permitida?
De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, o menor só poderá doar sangue caso haja uma situação especial na qual seja imprescindível a sua doação. Nesse caso, deverá haver uma solicitação médica e autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis

Novas Frases e Mensagens Curtas

Imagens com Frases de Temas Diversos